Skip to content

Zabbix – Auto-descoberta e monitoramento de Linux Raid (mdraid)

O Zabbix não possui templates e chaves nativas para monitoramento de mdraid (Raid via software). Neste tutorial, será explicando como implementar a auto-descoberta e o monitoramento desses dispositivos.

Para desenvolvimento do tutorial, foi utilizado o sistema operacional Debian 8 junto com o Zabbix versão 3.

1. Pré requisitos

Zabbix
Sudo
Perl
Git

2. Implementação

2.1 Host a ser monitorado

O primeiro passo é baixar do git os scripts, o template e o arquivo conf necessários para fazer a auto-descoberta e o monitoramento dos dispositivos Raid.

git clone https://github.com/brunogui0812/zabbix-mdraid.git

Inicialmente iremos copiar os scripts. Esses scripts podem ser armazenados no local de sua preferência, mas neste tutorial, usaremos a pasta /etc/zabbix/scripts/ como base.

cp -rf zabbix-mdraid/scripts/ /etc/zabbix/
chmod +x /etc/zabbix/scripts/mdadm_*

O próximo passo, é editar o arquivo de configuração do sudo e configurar o Zabbix para ter permissões de administrador para executar os scripts que baixamos.

joe /etc/sudoers

Logo acima da linha “#includedir /etc/sudoers.d“, insira a seguinte configuração:

zabbix ALL=NOPASSWD: /etc/zabbix/scripts/*

Notem que a configuração acima está permitindo que o zabbix execute via sudo todo e qualquer script que estiver dentro do diretório especificado. Caso queiram, podem atribuir a configuração de sudo exclusivamente para os dois scripts de monitoramento do mdraid.

zabbix ALL=NOPASSWD: /etc/zabbix/scripts/mdadm_*

Para testar se as configurações realizadas estão corretas, pode-se executar o comando sudo e ver se ele não retorna nenhum erro. Caso ele apenas mostre o seu texto de ajuda, as configurações foram feitas corretamente.

Agora, temos que copiar o arquivo de configuração para o diretório do Zabbix. Esse arquivo contém as chaves personalizadas para o monitoramento do mdraid.

cp -rf zabbix-mdraid/conf/mdadm.conf /etc/zabbix/zabbix.agent.d/

Reinicie o agente Zabbix para que as novas configurações sejam aplicadas

service zabbix-agent restart

2.2 Zabbix server

Agora que já realizamos as configurações necessárias no host que será monitorado, precisamos fazer as configurações do nosso painel de monitoramento Zabbix.

Acesse o painel do Zabbix e vá em Configurações -> Templates e clique no botão Importar, localizado no canto superior direito da página:

Zabbix-mdraid1

Na tela de importação, selecione o arquivo de template baixado. As regras podem ser deixadas na forma que são apresentadas por padrão. Feito isso, clique em importar.

zabbix-mdraid2

Pronto! Agora basta associar o template “Template Linux Raid” ao seu host e aguardar a descoberta dos dispositivos Raid. A auto-descoberta de dispositivos roda de hora em hora, enquanto o monitoramento obtém os dados a cada 2 minutos.


Referências:

MDADM Man page
Zabbix – low level discovery

Published inLinuxMonitoramentoZabbix

2 Comments

  1. Euclides Miranda Euclides Miranda

    Boa tarde!!

    estou com duvidas refererente ao seu procedimento vc pode me ajudar,
    não encontro a pasta zabbix_scripts.d , posso criar ela? e /etc/sudoers tbm o mesmo caso? posso criar o arquivo?

    • brunogui brunogui

      Bom dia Euclides,

      a pasta zabbix_scripts.d você precisa criar. Caso queira, você pode deixar os scripts em outro diretório também, só deve alterar o caminho nos parametros de “UserParameter”.

      O sudoers é o arquivo de configuração do sudo, se ele não está aparecendo é possível que o sudo não esteja instalado no seu sistema, ou, caso esteja utilizando uma outra distribuição que não o Debian, pode ser que essa configuração fique em um local diferente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *